quinta-feira, 9 de julho de 2009

RELATANDO EXPERIÊNCIAS

A EMPAFRS, Escola Mul Pref Antonio Fernandes Rodrigues Santos funciona em três turnos, nos quais oferta o ensino fundamental maior e menor. O trabalho idealizado pela equipe de professores constantes do quadro é de transformar o universo do seu alunado conduzindo-os pelos caminhos do conhecimento, numa tentiva de garantir o pleno direito de cidadania próprio de cada um.
Nesse contexto, o trabalho que vem sendo desenvolvido nas disciplinas Língua Portuguesa e Redação, disciplinas que leciono, está voltado para a inserção das tecnologias da comunicação no mundo desses alunos. Dessa forma buscou-se desenvolver atividades que os levassem a pesquisar e trabalhar essa pesquisa utilizando o computador, a internet e seus recursos. Surge, então, a idéia de utilizar o blog como ferramenta de aprendizagem no âmbito da leitura e da escrita. O trabalho iniciou desde o ano passado, mas não foi adiante por inúmeras questões,mas fez com que os alunos desenvolvesse a oralidade, peça fundamental na construção da sua identidade cultural social.
Nesse ano, alunos da 8ª série confeccionaram seus blogs e estam aprendendo a alimentá-los. Ainda não tem uma atividade concreta, mas nesse segundo semestre será feito um trabalho mediado pelo professor e pautado no desenvolvimento da escrita de vários gêneros textuais. De qualquer forma, para um início,o que se percebe é que os próprios alunos já desenvolveram a habilidade de selecionar melhor o que irão escrever ou falar em determinadas situações e isso é um excelente resultado diante de uma turma que não conseguia expressar as suas opiniões na fala e na escrita. Mas continuaremos nossa jornada de aprendizagem juntos.

Betania Maria

O trabalho educativo

O trabalho educativo é ao mesmo tempo prazeroso e cansativo, mas compensador. Conduzir adolescentes ao caminho do conhecimento é como transportar a nós mesmos numa viagem eterna pelo nosso passado, pois nos deixa extremamente satisfeitos quando percebemos o envolvimento deles. Ensinar é aprender consigo e com os outros, é mais que repassar o que se sabe, é poder transpor barreiras inimagináveis, pois nesse processo nada tem limites.
Essa é uma definição quase poética, mas reflete bem o sentido de ser professor num mundo em que a educação não mais vem das mãos de uma professorinha do curso normal. Com o avanço tecnológico e a comunicação acontecendo em tempo real através do msn e de outros recursos, teleconferências em empresas e o uso do video em csala de aula como recurso de aprendizagem,é perfeitamente concebível a idéia de que educação é uma arte coletiva e recíproca, na qual e pela qual todos são professores e alunos e ninguém sabe mais ou menos, mas divide de acordo com a intensidade dos saberes que acumulou.
Nesse contexto, educação aparece como um meio de buscar e chegar a lugares diversos e poder desfrutar de tudo o que compõe o mundo sem destruí-lo, como muitos têm feito. O princípio é de que se conheço, sei das possibilidades, limites e perspectivas, o que torna o aprendiz responsável pelo futuro de modo mais efetivo e eficaz. Vale, portanto notar, que nesse entremeio surgem questões como "se o mundo é meu, posso explorá-lo da forma que me convier", mesmo sem perceber que esse pensamento é destrutivo. Por isso educar é conhecer e transparecer, não é só passar conteúdos programáticos. Vai além do que imaginamos ser o conhecimento.
Sonhar é educar, pois quem não sabe sonhar não transcende a nada e nada constrói. Sorri é educar,pois o sorriso é alimento para a alma e uma alma alimentada é sinal de muita sensatez.
Por tudo isso e muito mais que há nos recônditos de nosso ser, educar é mais prazeros do formal e complicado, basta que cada um se conscientize educador, mesmo que nunca abrace a profissão.

Betania Maria.

Colagens naturais!