quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Ser professor

Ser professor...
É a maior bossa!
É a maior fossa!
É o maior : nossa!

É gemer sem sentir dor
É gritar sem muito ardor

É sonhar sem muito amor
Pintar a vida com pouca cor.

Ser professor é ser tudo
e não ser quase nada.

Ah, Camões, "quanto do teu sal são lágrimas de Portugal!"

Quantos de nossos sonhos aos outros parecem medonhos!

Quantas gotas de nossa saliva se perdem ao longo da vida,
sem deixar rastro nos conhecimentos e nas feridas!

...Mas mesmo assim eu quero ser professor!

Betania Maria de Andrade Ferreira(texto escrito em 25.10.04)

Dia do professor

O que é ser professor?Pergunta fácil ou difícil de responder?
Difícil é ser professor num mundo em que a aprendizagem acontece como na educação "em qualquer lugar".
Qualquer lugar aqui não possui conotação pejorativa. Ao contrário, denota as inúmeras possibilidades de se aprender além dos muros da escola. Hoje todo mundo é professor e aluno ao mesmo tempo, todos ensinam enquanto aprendem.
Mas uma pergunta não quer calar quando se promove o "dia do professor": professor tem valor para a sociedade?
O presidente da república veicula em rede nacional uma propaganda que enaltece o professor enquanto profissional e responsável pela educação como desenvolvimento. No entanto, há certo desconforto por parte de alguns profissionais que reclamam a atenção e o respeito merecido por ele que prepara todas as camadas profissionais e sociais da nação e no mundo inteiro.

Tal propaganda revela um jogo de interesse, uma jogada política, um incentivo ao desenvolvimento ou uma chamada à ação?
Em alguns cantos do país professores reclamam a falta de um salário digno,pois um peão(não que o funcionário em si não mereça) da DESO, por exemplo, ganha mais e melhor que um professor. Segundo os chefes, não é possível um salário melhor, pois professor ganha demais. Uma pessoa passa boa parte de sua adolescência estudando, gasta com faculdade, passa dificuldades diversas e quando consegue trabalhar vê que uma pessoa que não estudou e nem se preparou é digna de um salário melhor que o seu. Não se discute aqui o numerário, mas a filosofia que rege essa sociedade. A quem se pretende formar numa sociedade que pensa e age assim? Há o que se formar? O que se deve esperar? Para que dia do professor?
Experiências de amor à causa nós vemos muitas Brasil a fora. Histórias de pessoas que levam conhecimento aos outros superando inúmeras dificuldades, por causa do seu amor à profissão, conseguem ir aos mais distantes centros para ensinar a ler e a escrever. Esse é um exemplo louvável e digno de aplausos, pois tudo vale a pena quando verificamos que o esforço delegado a uma atividade frutificou. Páginas e mais páginas de histórias de sucesso são escritas ao longo dos anos e assim o dia do professor é coroado com o sentido que se deve a ele. Só assim, com o sorriso de uma criança, que consegue decifrar um código apresentado e recriá-los transformando-os em textos, é que o professor tem o seu trabalho dignificado e ai sim, vale comemorar o "dia do professor".
Parabéns a todos os colegas que levam luz aos olhos dos que não conseguem ver pelas letras!

Colagens naturais!