domingo, 29 de agosto de 2010

Qual é a sua droga?

Segundo o dicionário Aurélio, "droga" é qualquer substância que se usa em farmácia ou tinturaria, mas é também qualquer substância usada em homem ou animal para fins de diagnóstico, tratamento ou prevenção de doenças. Partindo para outro campo de significados, droga é uma substância entorpecente, alucinógena, excitante. É também coisa de pouco valor, enfadonha, desagradável.
Partindo desses conceitos plasmados pelo dicionarista, Aurélio Buarque de Holanda, ouso perguntar: _  Qual é a sua droga?
Cada um de nós tem algo que preenche e se nos falta ficamos alucinados. O engraçado, no entanto, é utilizarmos o conceito de droga como algo ruim. Mas se sei que cafeína demais faz mal, por que não fico sem o meu bom e velho cafezinho? Por que não consigo deixar de lado analgésicos e paso a tomar um chá, a andar um pouco mais, acordar cedo para ver o dia nascer com mais força? Não sabe a resposta? Nem eu? Mas conjecturemos um instante. Se nos basearmos no conceito do dicionário, veremos que também somos viciados em alguma droga e por serem lícitas, nos limitamos a chamar de drogados aquelas pessoas que usam maconha, por exemplo. De certa forma, todos usamos um droguinha, no bom sentido. Há quem não fique sem televisão, se isso aocntecer entra em depressão, ou seja, num estado de fissura incontrolável. a notícia bo anesse caso é que a tem esse vício tem a possibilidade de optar pelo que melhor lhe convenha, sem que prejudique a sua saúde. Já o viciado em drogas ilícitas, como a cocaína, por exemplo, não conseguem se regrar dentro da sociedade por conta do seu vício. Pior situação é a do usuário de crack, pois reduz o seu tempo de vida ao ficar dependente e não como não sê-lo, pois a droga possui substâncias que tomam todas as forças de quem a usa. é importante que cada um entenda o seu papel dentro da sociedade. Ai eu pergunto: de quem é o papel de levar à sociedade, de um modo geral, o conhecimento de que devemos fugir do que nos traz o mal? Quem deve ser os atores dessa empreitada?
Vemso jovens todos os dias entrarem no mundo do crime para sustentar a sua dependência e a se prostituir porque é garantia de estar no meio sempre. Devemos buscar culpados?.

Colagens naturais!