quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Feira Literária na Escola Municipal Professora Gildete dos Reis Lima

O dia 17 de  novembro de 2010 foi para a EMP Gildete dos Reis Lima o que se pode chamar de "bênção", pois reuniu toda a comunidade escolar num trabalho sobre literatura brasileira de primeira qualidade.
Em primeiro lugar vale ressaltar que o objetivo do projeto era trazer para uma escola de ensino fundamental o universo da literatura que eles só verão quando ingressarem no ensino médio. A atividade contou com o apoio dos professores, da direção da escola e até de comerciantes locais, que contribuiram para a decoração de alguns stands. Cada tema teve sua singular importância, levando a todos que por ali passavam total satisfação em prestigiar o trabalho de alunos que muitas vezes são discriminados por originarem de escolas rurais e serem vistos como 'despreparados'.
O trabalho final só foi possível porque os professores arregaçaram as mangas e se uniram num time - para eles tiro o chapéu com muito orgulho! - coeso e determinado a vencer,  juntamente com a vontade de fazer  mostrar  à luz de seus olhos o que é a literatura em si.
Como idealizadora do projeto vi-me rodeada de vários literatos e sagazes apresentadores que não se dispunham a perder um só minuto de seu  tempo, mostrando aos visitantes o universo mágico da palavra atavés dos estilos Barroco, Arcadismo, Romantismo, Modernismo, Pós- Modernismo, Literatura de Cordel e Literatura Infantil e Infanto Juvenil.

Nas fotos a seguir podemos ver como tudo aconteceu.

As borboletas, Cecíllias Meireles







Uma peça de Maruício de Souza





Uma história só com gravuras


Uma poesia de Drummond

Outra história de Maurício de Souza





Declamando Elias José

As meninas

Do livro Um poema puxa o outro



Declamando Vinícius


Peça Uma idéia de Emília



Dublagem de Sandy e Júnior


Uma fábula de Ruth Rocha



A linda Rosa juvenil



Um dia veio uma bruxa má

... e adormeceu a rosa assim...


...e o mato cresceu ao redor...


Um dia veio um belo rei e despertou a rosa assim...



















































LITERATURA DE CORDEL



































Como podemos perceber, cada equipe deu o melhor de si para mostrar o seu trabalho e o resultado foi melhor do que o esperado. Isso é educação! 
Mas não parou por ai, os alunos acabaram dançando um forrinho depois das últimas apresentações e à noite o evento foi encerrado com a apresentação da peça teatral do Grupo Foi por Você "Em busca da felicidade", que versava sobre a  importância de não ceder ao uso de drogas. Contudo, só agradecendo a todos de coração!
Forrozinho no pátio




Encenação da peça


Jesus e o drogado


Integrantes agradecendo

Colagens naturais!