quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Corrupção

Segundo o dicionário Aurélio, a palavra corrupção significa 1. ato ou efeito de corromper; decomposição, putrefação.; 2. Devassidão, depravação, perversão; 3. suborno, peita.. Olhando superficialmente não dá para compreender o amanho real da verdade contida nessas definições, mas olhando de cima para baixo, o que se constata é a veracidade de tudo o que se afirmou ao definir corrupção.
O que esperar de um país que cultua a corrupção em meio àqueles que deveriam  proteger, defender os interesses da coletividade? Como acreditar na justiça que adota "a política do jeitinho" como base de suas intervenções jurídicas?
Nesse caso, podemos afirmar sem emdo de errar que devassidão , depravação representa muito bem a lei desse país. Tudo no Brasil funciona á base de suborno, ganha mais quem rouba melhor, quem desvia melhor, quem exibe o status de poder econômico. O agravante é que essa situação é histórica. Aos poucos o povo foi-se acomodando, acostumando-se à política "do molha mão" e perdeu a noção  de perigo, de coletividade, de caráter e de individualidade e igualdade de direitos. Reclama-se de tudo, mas tudo converge para o caos. Ao povo apenas "pão e circo", aos "donos do poder", todas as riquezas e oportunidades, com a caracerística de ter todas as portas abertas mesmo que implique em detrimento dos direitos da maioria. Ou seja, o povo brasileiro perdeu a noção de si mesmo.      
Talvez nem adiante mais reclamar, pois a classe menos privilegiada de conhecimento acostumou-se à política "dos currais eleitorais" e vende até a alma para estar na mídia, fato, inclusive, que tem sido bastante aproveitado pela classe política.
Há quem diga: "Ah voltasse o tempo de Lampião". Faz sentido quando nos deparamos com  hospitais cheios de doentes pelos corredores, policiais atrás de dinheiro do povo para permitir fruades contra a lei, prefeitos inventarem leis que aumentem seus bens capitais. Não há quem preze a moral, os bons costumes, a partilha, o respeito às limitações de alguns, o direito de viver com dignidade. Eu custo a crer que teremos futuro. Aliás, não dá nem para saber o que é futuro num país em que o direito só existe para quem já tem tudo. Assim, chegamos a um estado de putrefação social, a sociedade corrompida entra em decomposição e não há mais o que esperar. Educação? Saúde? Moradia? Lazer? Tornaram-se sonhos e sonhos distantes, pois se até a justiça aderiu ao movimento de corrupção, o que esperar das outras esferas?
Reflitamos e busquemos um jeito de sobreviver.



Colagens naturais!