domingo, 22 de junho de 2014

Ases Poéticos: Sobre a tradição que um dia houve...

Ases Poéticos: Sobre a tradição que um dia houve...

Sobre a tradição que um dia houve...

22 de junho do ano de 2014! Deveria ser uma data festiva, ou pelo menos, um pouco mais badalada. Em outros tempos, sim, foi. Incrível como o tempo gasta tudo. Acaba com as tradições, com as identidades, com as simplicidades e a história de um povo. Isso mesmo: n ao há mais tradição viva em Monte Alegre de Sergipe. Diante de tanto esquecimento, fui a um dicionário buscar entender o significado e a importância da tradição na vida de uma comunidade. Segundo o dicionário PRIBERAM da língua portuguesa, vejamos o que é tradição e em que termos podemos aplicar tais conceitos ao nosso entendimento dessa palavra.
"tradição", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/tradi%C3%A7%C3%A3o [consultado em 23-06-2014]

substantivo feminino
1. Via pela qual os .fatos ou os dogmas são transmitidos de geração em geração sem mais 
prova autêntica da sua veracidade que essa transmissão.
2. .fato ou o dogma assim transmitido.
3. Transmissão de uma notícia, boato, rumor.
4. Símbolo, memória, recordação, uso, hábito.
5. Entrega, .ato pelo qual se entrega alguma coisa a alguém.
6. Transmissão, transferência de bens ou de direitos.

Diante do exposto, podemos afirmar que ainda temos tradição cultural em nosso lugar? Onde estão as quadrilhas, o forró pé-de-serra na praça, que sempre enfeitada, abria espaço para a alegria nas ruas ornamentadas, as fogueiras e as famílias nas calçadas, os fogos e a chuvinha, os traques de salão das crianças... o cheiro de milho assado na brasa da fogueira... as comadres batizando crianças e  moças e rapazes na fogueira...  onde ficou tudo isso?          E o casamento matuto?
Sinto como se a comunidade estivesse sendo esquecida e seus valores jogados no vento, como poeira.
Já dizia um grande pensador: um povo sem história, é um  povo sem memória. Vou mais além, acrescentando que um povo sem tradição, é um povo sem identidade, portanto sem passado, sem futuro e com presente  inerte. Mas ainda dá tempo de não deixar morrer as nossas memórias, nossas histórias, nossas tradições, nossa cultura. Ainda dá tempo!!!!!!!!!!!!!



Ases Poéticos: Sobre os valores da vida

Ases Poéticos: Sobre os valores da vida

Ases Poéticos: Quermesse da EMPAFRS 2014

Ases Poéticos: Quermesse da EMPAFRS 2014

Quermesse da EMPAFRS 2014












































Colagens naturais!