quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Ases Poéticos: Intercâmbio de conhecimento entre turmas de 6º ao 9º ano da EMPAFRS 2015

Ases Poéticos: Intercâmbio de conhecimento entre turmas de 6º ao 9º ano da EMPAFRS 2015

Intercâmbio de conhecimento entre turmas de 6º ao 9º ano da EMPAFRS 2015

Falar, escrever, cogitar exige de nós a capacidade de pensar acima de tudo.   Não basta decifrar o código, é preciso ter conhecimento de causa, de mundo, saber ver e ler as entrelinhas, buscar o profundo no simples e no complexo.
Com esse pensamento, pensou-se numa atividade que proporcionasse aos alunos da disciplina Língua Portuguesa, da Escola Municipal Prefeito Antonio Fernandes Rodrigues Santos, em Monte Alegre de Sergipe, a habilidade de leitura capaz de fazê-los entender o mundo à sua volta. Um trabalho feito por eles que compreende entrevistas, pesquisas, fotografias, produção de vídeos para explicar como é a rotina do monte alegrense no campo social, religioso e escolar.
É prazeroso vê-los atuando, mesmo que de modo  resumido, pois   é a voz deles do  jeito deles, mostrando a realidade do lugar  onde vivem. 
A princípio fizeram entrevistas em escolas, igrejas e comércio local. Elaboraram um resumo de cada  tópico e editaram vídeos com fotos e as entrevistas feitas. Tão logo apresentados os vídeos, foram apresentar a parte escrita. Todos tímidos, mas cumpriram, do jeito deles, cada tarefa proposta.
As atividades foram concluídas com a apresentação do nono ano com o tem juventude.  Fizeram um excelente resumo sobre jovens famosos e não famosos. Fizeram uma ponte entre a fama e a realidade, refletiram sobre comportamento, convivência, moda, linguagem do corpo e oral. Para isso utilizaram a paródia e a poesia para ilustrar os tópicos escolhidos.
Amei propor a atividade e vê-los atuando. 














A timidez fez com que errassem, mas principalmente, fez com que mostrassem interesse em fazer as atividades propostas e facilitou a interação entre as turmas. Ou seja: missão cumprida!!!

                                 

Colagens naturais!