quarta-feira, 10 de junho de 2009

A grande arte de escutar

Todos os dias somos acometidos por súbitos e desconfortáveis comentários. Dentre eles, o de que não sabemos ouvir. Até onde terá um fundo de verdade essa assertiva?
Muitas vezes nos fingimos de surdos para não incorporarmos a realidade dos fatos que nos rodeiam. Outras vezes ouvimos mais do que nos é dito por acarmos conveniente ter um álibe que sempre nos deixe um passoa frente. Em outras situações, não ouvimos para não sofrermos mais do que o normal.
Ou seja, em qualquer situação, ouvir não é tarefa fácil. Escutar muito menos, pois requer lógica e ação concreta. Teria diferença entre ouvir e escutar?
Segundo o dicionário eletrônico Aurélio, ouvir é "perceber, entender os sons pelo sentido da audição", "escutar os conselhos ou razões de",Dar atenção, atender". Também segundo o mesmo dicionário, escutar é "tornar-se ou estar atento para ouvir", "atender os conselhos de", "prestar atenção para ouvir alguma coisa". Nesse contexto, podemos fazer uma reflexão e discernir sobre as diferenças, embora singelas, significativas entre os dois vocábulos. Isso nos leva a perceber que muitas vezes não distinguimos as definições de ambos e caimos em contradição no que dizemos ou repassamos. Assim acontece com todo mundo todo dia.
O que você ouviu hoje te fez escutar melhor o que te foi apresentado? Em tua escuta, tiveste a oportunidade de assimilar melhor o que é melhor para ti e o coletivo? O trato com as duas definições te ajudaram a ser um cidadão mais consciente, introspectivo, justo e mais certo do que pensa e quer?
Façamos a nossa reflexão pessoal.

Betania Maria.

Colagens naturais!