O trabalho educativo

O trabalho educativo é ao mesmo tempo prazeroso e cansativo, mas compensador. Conduzir adolescentes ao caminho do conhecimento é como transportar a nós mesmos numa viagem eterna pelo nosso passado, pois nos deixa extremamente satisfeitos quando percebemos o envolvimento deles. Ensinar é aprender consigo e com os outros, é mais que repassar o que se sabe, é poder transpor barreiras inimagináveis, pois nesse processo nada tem limites.
Essa é uma definição quase poética, mas reflete bem o sentido de ser professor num mundo em que a educação não mais vem das mãos de uma professorinha do curso normal. Com o avanço tecnológico e a comunicação acontecendo em tempo real através do msn e de outros recursos, teleconferências em empresas e o uso do video em csala de aula como recurso de aprendizagem,é perfeitamente concebível a idéia de que educação é uma arte coletiva e recíproca, na qual e pela qual todos são professores e alunos e ninguém sabe mais ou menos, mas divide de acordo com a intensidade dos saberes que acumulou.
Nesse contexto, educação aparece como um meio de buscar e chegar a lugares diversos e poder desfrutar de tudo o que compõe o mundo sem destruí-lo, como muitos têm feito. O princípio é de que se conheço, sei das possibilidades, limites e perspectivas, o que torna o aprendiz responsável pelo futuro de modo mais efetivo e eficaz. Vale, portanto notar, que nesse entremeio surgem questões como "se o mundo é meu, posso explorá-lo da forma que me convier", mesmo sem perceber que esse pensamento é destrutivo. Por isso educar é conhecer e transparecer, não é só passar conteúdos programáticos. Vai além do que imaginamos ser o conhecimento.
Sonhar é educar, pois quem não sabe sonhar não transcende a nada e nada constrói. Sorri é educar,pois o sorriso é alimento para a alma e uma alma alimentada é sinal de muita sensatez.
Por tudo isso e muito mais que há nos recônditos de nosso ser, educar é mais prazeros do formal e complicado, basta que cada um se conscientize educador, mesmo que nunca abrace a profissão.

Betania Maria.

Comentários

Anônimo disse…
gostei deste texto, etsou na sala com meus alunos porfessores

Postagens mais visitadas