sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Novo módulo das oficinas do Instituto Recriando

O Instituto Recriando, numa parceria com a Petrobras, ofereceu neste último dia 10 uma oficina de Educomunicação, na qual trabalhou o gênero "fanzine". Alunos de cidades do semi-árido - Itabi, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Glória e Monte Alegre de Sergipe - trabalharam produzindo um fanzine e aprenderam sobre como confeccionar um jornal mural, sob a coordenação da professora Débora Melo. jornalista do Instituto Recriando.
O encontro aconteceu no convento das Irmãs Terezinhas, um local privilegiado pela natureza e cheio de paz. Propício para o aprendizado.
Os gêneros estudados no módulo serão explorados no dia-a-dia escolar. Mas o que é e para que serve o fanzine? O que ele tem que os outros textos não têm?
O fanzine é uma mistura jornal e revista com o visual jovem e despojado, com uma linguagem própria do adolescente. Além de informar, diverte.

Os alunos madson Vinicius, Eva Vieira e Wiltevam Silva foram os representantes da Escola Municipal Prefeito Antonio Fernandes Rodrigues Santos da cidade de Monte Alegre de Sergipe. Nos módulos anteriores eles aprenderam a montar uma reportagem, fazer uma entrevista e criaram um blog. Iniciativas que serão decisivas para o seu aprendizado e desenvolvimento educacional, funcional e pessoal.



O apoio e incentivo à aprendizagem fará com que esses e os outros alunos que abraçaram essa iniciativa sejam mensageiros de um novo jeito de ver a educação, fazendo da educomunicação um meio de disseminar novos horizontes e mostrar que é possível ser agente do processo e dar um novo olhar á escola como um todo.

"A arte de ensinar abre portas para todas as direções e o ato de aprender é o norte a que todos os que o buscam possam florescer".
Em nome de minha escola e comunidade, quero agradecer a oportunidade de abrir mais um leque de oportunidades para os meus alunos e de poder mostrar a eles que o difícil existe, mas jamais será superado pelo impossível, uma vez impossível é um sonho sonhado só e educação é um sonho sonhado juntos.

Betania Maria.

Nenhum comentário:

Colagens naturais!