segunda-feira, 25 de junho de 2012

O primeiro São João?!!?!!?!!

O ano de 2012 realmente é um ano de surpresas.Perguntas sem respostas pairam no ar e a população faz conjecturas sem fundamento. O fato é que esse ano não teve "São João"! Sim, não houve.
Há muitos anos os festejos juninos acontecem em Monte Alegre de Sergipe de forma bastante original, mas este ano, por decisão judicial, a festa não aconteceu. A animação também não aconteceu. O que não combinou com a ocasião foi, além de ter que pagar para entrar numa festa arranjada, não tinha nenhuma estrutura para receber os pagantes, ou seja, não tinha mesa para ninguém sentar. O bom dessa festa é rever os amigos, dançar, se divertir, bater um bom  papo, as vezes até depois de tomar uns tragos a mais, mas tudo um misto de festa e calor humano. Para acabar de vez com a tradição, o cartaz que anunciava essa "festa" trazia em letras garrafais "1º São João", algo desse tipo. Ou seja, para quem planejou tal evento, a festa que já tem mais de quinze anos  parece não ter existido jamais. Um desrespeito à nossa cultura, um desafeto aos nossos costumes e uma tentativa de banalização de nossas tradições. Talvez a intenção não tenha sido essa, mas o real é que aconteceu assim. Prova disso foi o casamento de matuto, que contou com meia dúzia de cavaleiros. No dia do casamento, antes que o cortejo chegasse à cidade, as pessoas disputavam espaço nas calçadas para ver "o casamento chegar", e nesse último domingo nem isso tinha.
O povo é quem deve fazer com que a tradição não morra, pois não é possível deixar esquecida a nossa  história. Quem vem de fora não está interessado em perpetuar a nossa cultura, o interesse deles é o lucro, pois vivem disso. Cabe a nós, monte alegrenses, manifestar nossa insatisfação e lutar para que nada morra, desde a nossa festa até a nossa animação.
Que venha 2013!

Colagens naturais!