Estudar, conhecer, ampliar conhecimentos faz de nós pessoas preparadas para o presente e para o futuro.
Pensando no futuro dos jovens do nono ano da EMPAFRS, minha escola municipal, idealizei um projeto que englobasse várias atividades ligadas ao processo criativo da leitura, intercalando com atividades recreativas, apoiadas pela professora de Educação Física. A execução seria no mês de setembro, mas por razões muito particulares, só conseguimos realizar hoje.
A ideia inicial foi essa:
PROJETO
LITERATURA EM MINHA VIDA
PROFESSORAS: Betania
Maria de Andrade Ferreira e Morgana Souza
TEMA:
Lendo, registrando e recriando leituras a partir da literatura clássica.
PÚBLICO
ALVO: Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola
Municipal Pref. Antônio Fernandes Rodrigues Santos
PERÍODO
DE REALIZAÇÃO: Setembro.
I-APRESENTAÇÃO
Segundo
Freire, “a leitura do mundo do mundo antecede a leitura da vida”, assim como a
fala antecede a escrita. Partindo desse princípio, sentiu-se a necessidade de
criar um projeto que conduzisse os alunos a uma melhor percepção do mundo à sua
volta e transformasse essa observação em texto. Através de
pesquisas e leituras, os alunos teriam subsídio pra criar textos e montar um
cenário sobre as leituras realizadas, servindo como registro de sua observação.
Dessa
forma, os alunos remontariam um universo de leitura e escrita, a partir da
leitura do vídeo, das palestras e das conclusões do seminário apresentado no
grupo.
II-JUSTIFICATIVA
O
maior problema da escola hoje ainda é a leitura e a escrita. Perpassando por
esse viés, a Escola Municipal Pref. Antônio Fernandes Rodrigues Santos não
difere das demais Brasil a fora. O agravante é que a escola não está
conseguindo formar leitores, competentes. Assim, o problema crônico da repetência
se acentua justamente porque os alunos não conseguem acompanhar o ritmo das
outras disciplinas, justamente por não saberem compreender o que leem ou o que
escrevem. Daí a importância de mostrar as inúmeras possibilidades de leitura
que podemos fazer do mundo e de tudo à nossa volta fazendo esse caminho através
da apresentação do mundo dos grandes clássicos da literatura nacional.
Começando pela leitura do vídeo “Sociedade dos poetas mortos”, descobrindo o
sentido da vida, a descoberta do conhecimento e a liberdade de criar e
extrapolar sentidos. Em seguida, uma leitura das características de cada escola
literária, periodização, autores, relevância cultural e contexto histórico. Entre
uma apresentação e outra, uma pausa para
uma aula de educação física, uma expressão do corpo para a produção de textos,
uma criação de leitura pelo movimento. Tal trabalho serve a dois propósitos: o
de formar bons observadores e o outro de formar escritores críticos e sagazes.
III
– OBJETIVOS
GERAL:
·
Ressignificar as estratégias de leitura e
refletir sobre o mundo da leitura de forma efetiva e prazerosa, buscando
despertar nos estudantes o desejo de serem leitores e escritores atuantes da
sua própria história.
ESPECÍFICOS:
·
Despertar nos alunos o gosto pela leitura e
escrita;
·
.Levar o aluno a reconhecer a importância da
leitura em sua vida cotidiana;
·
Desenvolver conteúdos cognitivos (saber),
procedimentais (saber fazer) e atitudinais (saber ser);
·
Promover o desenvolvimento de novas
habilidades textuais;
·
Proporcionar o despertar da criatividade
individual e coletiva;
·
Desenvolver atividades interdisciplinares que
despertem o interesse, a criatividade e autonomia na escola;
·
Proporcionar aos alunos um contato com o
mundo encantado dos romances, das fábulas, dos contos, da poesia e das
histórias constantes da literatura clássica;
.
IV
– ABORDAGEM PEDAGÓGICA
Segundo Cagliari, a grande maioria dos problemas
enfrentados pelos alunos ao longo dos anos de estudos, chegando até a
pós-graduação, é decorrente de problemas de leitura. O aluno, muitas vezes, não
resolve problemas de matemática, não por que não saiba matemática, mas por que
não sabe ler o enunciado do problema. Ele sabe somar, dividir, etc., mas ao ler
um problema não sabe o que fazer com os números e a relação deste com as
realidades a que se referem. Não foi
treinado para ler números, relações quantitativas, problemas de matemática.
Seguindo sua exposição sobre o ato de ler, o autor afirma que o professor de
português não ensina isso porque diz que é obrigação do professor de matemática
e o professor de matemática ou não desconfia do problema ou, quando muito acha
que ler e compreender um texto é um problema do professor de português, com
isso, as crianças ficam sem as necessárias explicações. Mas a escola cobra das
crianças perfeição e rapidez no ato da leitura.
Rama salienta que a escola sendo uma entidade responsável
para ensinar a ler, vem definindo a leitura de modo bastante estático e
mecânico. Confunde o processo de ler em um simples reconhecimento de palavras
em paginas impressas. Nela, existe uma nítida separação entre o mecanismo da
leitura e o pensamento, haja vista que, a verdadeira leitura consiste na
captação de significados, numa crescente comunicação entre o leitor e o texto,
implica em aprender a descobrir, reconhecer e utilizar os sinais da linguagem.
Não apenas aprender seu significado, mas também, trazer para este texto,
experiências e visão de mundo do leitor..
Para aprender a ler, segundo os psicólogos
interacionistas (PIAGET e VIGOTSKY, 1994), é preciso haver uma interação na
diversidade de textos escritos e na utilização feita pelos já leitores. É
preciso negociar o conhecimento já existente e o apresentado pelo texto, o que
está atrás e diante dos alhos recebendo incentivo e ajuda dos leitores
experientes.
Para
a autora Ruth Rocha, muita gente entra na universidade sem saber ler. Ela se
refere às pessoas que leem por obrigação, sem verdadeiramente “saber ler”.
Segundo ela, há uma espécie de zona cinzenta entre o analfabetismo e o saber
ler. Saber ler, para Ruth, significa decodificar, ou seja, compreender o texto
em primeiro lugar. Segundo é preciso ler com certa rapidez, rapidez essa que
leva a fluência e fruição do livro em qualquer idade.
Na
revista Nova Escola, no texto “A viagem da leitura”, Adriana Vera e Silva
afirma que a leitura nos leva a uma grande viagem, uma aventura do espírito,
algo que nos faz ir além. Nos leva refletir, constatar, concordar, esclarecer
duvida e até tentar avançar para horizontes imaginários. Ler significa
refletir, pensar, estar a favor ou contra, comentar, trocar opinião,
posicionar-se, exercer desde sempre a cidadania.
Formar
leitores requer condições favoráveis para a prática da leitura, não se
restringindo apenas aos recursos materiais disponíveis, pois, na verdade, o uso
que se faz dos livros e demais materiais impressos é o aspecto mais
determinante para o desenvolvimento da prática e do gosto pela leitura. Para
tornar viável a leitura como processo de relação entre o domínio da mecânica e
o pensamento, é absolutamente necessário trazer a vida para dentro da escola. É
preciso repensar o que está oferecendo para a criança, selecionando palavras,
frases, texto e histórias que permitam à criança inúmeras experiências como:
falar, observar, experimentar, registrar e principalmente viver com intensidade
e satisfação. Dessa forma, o aluno se sentirá sujeito ativo no processo da
leitura, dando-a significado e reconstruindo através da sua imaginação uma
relação entre os signos linguísticos.
V-METODOLOGIA
Este trabalho será
desenvolvido através de:
- Apresentação
do projeto e todas as suas especificidades;
- Apresentação
do filme “Sociedade dos poetas mortos”;
- Palestra
sobre a “arte de viver”;
- Palestra
sobre a criação literária e a
produção de gêneros textuais;
- Apresentação
de seminário sobre as escolas literárias;
- Aula
de educação física: arte e criação pelo movimento do corpo.
VI-MÍDIAS
E TECNOLOGIAS A SEREM UTILIZADAS
·
Data show;
·
Câmera digital;
·
Computador;
·
Internet; Revistas, jornais e livros de áreas
distintas;
·
Literatura diversificada;
·
Materiais rústicos e naturais.
VII-RESULTADOS
ESPERADOS
Espera-se
que os alunos do nono ano da Escola Municipal Pref. Antônio Fernandes Rodrigues
Santos se conscientizem de que a leitura é um passo fundamental para o seu
desenvolvimento, tanto no campo cognitivo, procedimental e atitudinal,
possibilitando o desenvolvimento da linguagem e da escrita, da narrativa e das
descobertas. Bem como, reconheçam a importância dos clássicos para a sua
formação social, intelectual e profissional.
X-AVALIAÇÃO
A
avaliação do respectivo projeto será processual considerando, principalmente,
os aspectos organizacionais da construção do ambiente de leitura. A culminância
dar-se-á mediante a apresentação do filme, das palestras e da aula de educação
física num dia letivo com dez aulas, em dois turnos.
Depois, diante de algumas dificuldades, fiz algumas alterações necessárias ao desenvolvimento das atividades relacionadas ao currículo deles.
Começamos o dia assim:
ROTEIRO DE TRABALHO COM
ALUNOS DO NONO DA EMPAFRS 2015
Oito
horas – início das atividades com dinâmica de acolhimento.
Oito e
vinte – Oficina I – gêneros discurso.
Dez horas
– Pausa para um lanche.
Dez e
vinte – Palestra com a agente de saúde Sueli Lima sobre Comportamento Adolescente na Atualidade.
Onze
horas – palestra com o professor Wandison Gomes de Andrade: “É preciso saber
viver!”, em consonância com o filme Sociedade dos Poetas Mortos.
Doze
horas – pausa para o almoço e recreação.
Treze e
trinta – Palestra com o professor José Marcos Silva sobre “A importância do
Natal em nossas vidas.”
Catorze e
vinte – Oficina II- Criação e interação.
Quinze e
trinta – recreação e encerramento das atividades.
Atividades com gêneros do discurso realizadas:
·
MOSTRE QUE SUA MEMÓRIA É MELHOR DO QUE A DE
COMPUTADOR E GUARDE ESTA CONDIÇÃO: 12X SEM JUROS.
Revista Época. N° 424, 03 jul.
2006.
Ao circularem
socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem, assumindo
funções específicas, formais e de conteúdo. Considerando o contexto em que
circula o texto publicitário, seu objetivo básico é
a) definir regras de
comportamento social pautadas no combate ao consumismo exagerado.
b) influenciar o
comportamento do leitor, por meio de apelos que visam à adesão ao consumo.
c) defender a
importância do conhecimento de informática pela população de baixo poder
aquisitivo.
d) facilitar o uso de
equipamentos de informática pelas classes sociais economicamente
desfavorecidas.
e) questionar o fato
de o homem ser mais inteligente que a máquina, mesmo a mais moderna.
·
Questão 2
Partindo do
pressuposto de que um texto estrutura-se a partir de características gerais de
um determinado gênero, identifique os gêneros descritos a seguir:
I. Tem como
principal característica transmitir a opinião de pessoas de destaque sobre
algum assunto de interesse. Algumas revistas têm uma seção dedicada a esse
gênero;
II. Caracteriza-se
por apresentar um trabalho voltado para o estudo da linguagem, fazendo-o de
maneira particular, refletindo o momento, a vida dos homens através de figuras
que possibilitam a criação de imagens;
III. Gênero que
apresenta uma narrativa informal ligada à vida cotidiana. Apresenta certa dose
de lirismo e sua principal característica é a brevidade;
IV. Linguagem
linear e curta, envolve poucas personagens, que geralmente se movimentam em
torno de uma única ação, dada em um só espaço, eixo temático e conflito. Suas
ações encaminham-se diretamente para um desfecho;
V. Esse gênero é
predominantemente utilizado em manuais de eletrodomésticos, jogos eletrônicos,
receitas, rótulos de produtos, entre outros.
São,
respectivamente:
a) texto
instrucional, crônica, carta, entrevista e carta argumentativa.
b) carta, bula de
remédio, narração, prosa, crônica.
c) entrevista,
poesia, crônica, conto, texto instrucional.
d) entrevista,
poesia, conto, crônica, texto instrucional.
e) texto
instrucional, crônica, entrevista, carta e carta argumentativa.
·
Questão 3
Câncer 21/06 a 21/07
O eclipse em seu
signo vai desencadear mudanças na sua autoestima e no seu modo de agir. O corpo
indicará onde você falha – se anda engolindo sapos, a área gástrica se
ressentirá. O que ficou guardado virá à tona, pois este novo ciclo exige uma
“desintoxicação”. Seja comedida em suas ações, já que precisará de energia para
se recompor. Há preocupação com a família, e a comunicação entre os irmãos
trava. Lembre-se: palavra preciosa é palavra dita na hora certa. Isso ajuda
também na vida amorosa, que será testada. Melhor conter as expectativas e ter
calma, avaliando as próprias carências de modo maduro. Sentirá vontade de olhar
além das questões materiais – sua confiança virá da intimidade com os assuntos
da alma.
Revista Cláudia. Nº 7, ano 48, jul.
2009.
O reconhecimento
dos diferentes gêneros textuais, seu contexto de uso, sua função específica,
seu objetivo comunicativo e seu formato mais comum relacionam-se com os
conhecimentos construídos socioculturalmente. A análise dos elementos
constitutivos desse texto demonstra que sua função é:
a) vender um produto
anunciado.
b) informar sobre
astronomia.
c) ensinar os cuidados
com a saúde.
d) expor a opinião de
leitores em um jornal.
e) aconselhar sobre
amor, família, saúde, trabalho.
·
Questão 4
Leia o texto a
seguir para responder à questão:
A outra noite
Outro dia fui a São
Paulo e resolvi voltar à noite, uma noite de vento sul e chuva, tanto lá como
aqui. Quando vinha para casa de táxi, encontrei um amigo e o trouxe até
Copacabana; e contei a ele que lá em cima, além das nuvens, estava um luar
lindo, de lua cheia; e que as nuvens feias que cobriam a cidade eram, vistas de
cima, enluaradas, colchões de sonho, alvas, uma paisagem irreal.
Depois que o meu
amigo desceu do carro, o chofer aproveitou o sinal fechado para voltar-se para
mim:
- O senhor vai
desculpar, eu estava aqui a ouvir sua conversa. Mas, tem mesmo luar lá em cima?
Confirmei: sim,
acima da nossa noite preta e enlamaçada e torpe havia uma outra – pura,
perfeita e linda.
- Mas, que coisa...
Ele chegou a pôr a
cabeça fora do carro para olhar o céu fechado de chuva. Depois continuou
guiando mais lentamente. Não sei se sonhava em ser aviador ou pensava em outra
coisa.
- Ora, sim senhor...
E, quando saltei e
paguei a corrida, ele me disse um “boa noite” e um “muito obrigado ao senhor”
tão sinceros, tão veementes, como se eu lhe tivesse feito um presente de rei.
Rubem Braga
Analisando as
principais características do texto lido, podemos dizer que seu gênero
predominante é:
a) Conto.
b) Poesia.
c) Prosa.
d) Crônica.
e) Diário.
Analise o
texto, respondendo. (Analisando livros)
Quem escreveu?
Para quem?
Qual a finalidade?
Qual é a linguagem? Formal ou informal?
Houve intenção estética na exploração do vocabulário?
Há figuras de linguagem?
Qual a estrutura?
Qual o suporte?
Há recursos gráficos?
Qual o tema?
Há intertextualidade?
Primeiros trabalhos após a exposição sobre Gêneros do Discurso
Registrando a presença de dona Edivânia, mãe da aluna Isla Valéria
Hora do lanche, hora do recreio e dos selfs.
Palestra de Sueli Lima
Palestra do professor Wandison Andrade.
Depois do almoço, a recreação na piscina.
Palestra do professor José Marcos Silva.
Oficina II sobre os gêneros do discurso: a produção.
A despedida.
O dia foi muito proveitoso e é uma pena que não possamos fazer atividades assim com frequência. Senti que, apesar de ser um domingo, todos estavam empolgados o dia todo. Mesmo depois do almoço, que sempre dá aquela preguicinha.
Agradeço aos palestrantes Sueli, Marcos e meu irmão Wandison, a Tatilane e a dona Edivânia, que nos acompanhou durante o dia.
Que venham mais projetos!!!!!
3 comentários:
Foi um domingo realmente muito bom, e a turma participou ativamente das palestras e atividades, os temas foram importantes, da uma sacudida nesta galerinha, e a piscina, sem comentários... Obrigada Beth pelo convite sempre precisar estou aqui!
Foi um domingo realmente muito bom, e a turma participou ativamente das palestras e atividades, os temas foram importantes, da uma sacudida nesta galerinha, e a piscina, sem comentários... Obrigada Beth pelo convite sempre precisar estou aqui!
foi maravilhoso!
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