quinta-feira, 9 de julho de 2009

RELATANDO EXPERIÊNCIAS

A EMPAFRS, Escola Mul Pref Antonio Fernandes Rodrigues Santos funciona em três turnos, nos quais oferta o ensino fundamental maior e menor. O trabalho idealizado pela equipe de professores constantes do quadro é de transformar o universo do seu alunado conduzindo-os pelos caminhos do conhecimento, numa tentiva de garantir o pleno direito de cidadania próprio de cada um.
Nesse contexto, o trabalho que vem sendo desenvolvido nas disciplinas Língua Portuguesa e Redação, disciplinas que leciono, está voltado para a inserção das tecnologias da comunicação no mundo desses alunos. Dessa forma buscou-se desenvolver atividades que os levassem a pesquisar e trabalhar essa pesquisa utilizando o computador, a internet e seus recursos. Surge, então, a idéia de utilizar o blog como ferramenta de aprendizagem no âmbito da leitura e da escrita. O trabalho iniciou desde o ano passado, mas não foi adiante por inúmeras questões,mas fez com que os alunos desenvolvesse a oralidade, peça fundamental na construção da sua identidade cultural social.
Nesse ano, alunos da 8ª série confeccionaram seus blogs e estam aprendendo a alimentá-los. Ainda não tem uma atividade concreta, mas nesse segundo semestre será feito um trabalho mediado pelo professor e pautado no desenvolvimento da escrita de vários gêneros textuais. De qualquer forma, para um início,o que se percebe é que os próprios alunos já desenvolveram a habilidade de selecionar melhor o que irão escrever ou falar em determinadas situações e isso é um excelente resultado diante de uma turma que não conseguia expressar as suas opiniões na fala e na escrita. Mas continuaremos nossa jornada de aprendizagem juntos.

Betania Maria

Um comentário:

Andréia disse...

Realmente vejo o desempenho dos alunos, e a socialização deles com o mundo virtual, vejo o brilho nos olhos quando eles falam de sua professora insentivadora por esse contato fantastico que eles tem com a midia (impressa e digital). Parabéns pelo seu trabalho pq é fantastico.

Colagens naturais!