quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Fanzine, o que é?

O nome fanzine surgiu da abreviação de fanatic magazine e é uma revsita editada por fã. Trata-se de uma publicação simples, caseira, dedicada a um assunto de que a gente goste muito e conheça bastante.
Os fanzines trazem textos diversos, histórias em quadrinhos, poesias, fotos, ilustrações, divulgação de bandas independentes, contos, colagens, experimentações gráficas, enfim, tudo que você julgar interessante.
Nesse contexto, a professora de português da 8ª série da EMPAFRS resolveu fazer um fanzine com seus alunos. A confecção causou tumultos, pois cada grupo queria que o seu fosse o melhor. O resultado é cada um teve um idéia diferente e produziram ótimos fanzines. Depois do primeiro, cada grupo quer fazer outros para que melhorem cada vez mais o design apresentado e publiquem matérias mais consistentes. Enfim, um trabalho satisfatório que promove a conscientização do uso social da escrita.
Que tal criar o seu?
No meu tempo de adolescente eu ajudei a fazer um fanzine sem saber que se chamava assim. Hoje, vinte anos depois, "O Frenesi", como era chamado o jornal, causa admiração pelo teor das reportagens e a linguagem, embora despojada, carregada de muito sentido. Os redatores da época eram estudantes. Cada um seguiu uma profissão próxima do que sonhava. O redator chefe fez jornalismo e trabalha na área de comiunicação.Que era uma brincadeira. hoje lembra uma época em que os jovens sonhavam e criavam o seu estilo e futuro. Isso é puro saudosismo, mas uma lição para os jovens de hoje.

Nenhum comentário:

Colagens naturais!