quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Conhecimento e prática andam juntos


No último sábado, um grupo de produtores de leite da região montealegrense, guiados pelo senhor Regier Adriano Ferreira, (membro de associação de produtores rurais) foi participar de uma palestra sobre "HIgienização na fabricação de produtos derivados do leite" em Nossa Senhora da Glória. Na ocasião, promovida pela Laticínios Natville, uma representante de uma empresa de produtos higienizantes do Paraná veio falar da importância dos cuidados higiênicos no trato com os animais, utensílios, espaços de ordenha, alimentação e produção do leite e seus derivados. Dentre os assuntos abordados comentou-se da importância de utilizar os recursos naturais de forma equilibrada e consciente, bem como o reaproveitamento da água, para a qual a fábrica possui um sistema de tratamento, aproveitando a água que consome diariamente.
Para o homem do campo algumas informações geraram polêmica, uma vez que o trato com o gado é artesanal e culturalmente plasmado na cultura do lugar. Mas os presentes ficaram fascinados com as possibilidades de uso e consumo conscientes com resultados satisfatórios tanto em qualidade de vida como em lucro real, economicamente falando.

Ao final da palestra os presentes fizeram um tour nas dependências da fábrica para verem de perto como a organização e o trabalho pautado no desenvolvimento sustentável é capaz de gerar receitas positivas sem agredir ao meio ambiente.
Após o almoço, oferecido pela empresa, os visitantes foram à Exposição de Animais, onde todos puderam conhecer animais campeões de várias espécies. O passeio termina deixando agendado um dia de campo para que os produtores vejam na prática a aplicabilidade da teoria vista na palestra. Assim, a empresa Natville promove conhecimento, saúde e leva ao mercado produtos de qualidade, uma vez que seus produtores, fornecedores da matéria prima para a empresa a entregarão com mais qualidade.
Atitudes como essas é que levam o verdadeiro desenvolvimento para as comunidades,pois faz com que as pessoas melhorem a sua qualidade de vida e o produto final de sua fazenda, de seu sítio, de sua empresa.
Parabéns à Natville pela iniciativa e que cada comunidade busque melhorar as suas condições de trabalho e de vida, para que o futuro seja melhor que o presente e que haja mesmo um futuro promissor para todos.

Nenhum comentário:

Colagens naturais!