25 de novembro: Monte Alegre de Sergipe em festa

No dia 25 de novembro é comemorado o aniversário da cidade de Monte Alegre de Sergipe. Em anos passados, era tradição acontecer uma quermesse em frente à igreja católica. Com o passar dos anos, assim como todos os costumes dos mais velhos, essa tradição foi sendo esquecida de uma forma gradativa e lenta, depois cada vez mais rápido, d e modo que não mais foi realizada.
Pensando em resgatar tudo o que de bom se viveu e criou no passado, um grupo de professores do Colégio Estadual 28 de Janeiro se reuniu e criou um projeto de resgate cultural, no qual coloca a quermesse como foco principal.
O evento aconteceu na tarde do dia 24 de novembro e se estendeu té as 21 horas. Foi uma tentativa de volta ao passado e deu certo. 
Foram apresentados a quadrilha, o pastoril, cavalhada, banda de pífanos, casamento matuto, dramatização de cordel, forró pé-de-serra, dança de rua, pesquisa sobre 'violência contra a mulher'. A iniciativa levou muitas pessoas à praça do coreto e fez com que as lembranças dos 'velhos tempos' reacendessem. Uma festa que vai ficar na história!











































Um aniversário com pouca celebração, mas com muita história relembrada. Uma festa sem muita pompa, mas com muito estilo e  cultura. Alunos e professores, comunidade e amigos, a todos nossos parabéns!
.

Comentários

Tonny Mello disse…
É uma pena q a história é cercada por fatos que são esquecidos ao passar do tempo. E muitas vezes esquecemos q " um povo sem história é um povo sem memória". Achei sensacional a ideia de resgatar a " Quermesse cultural", nossa pequena cidade está precisando de um banho de tradição e isso pode ocorrer usando o talento da juventude, e a experiencia dos mais velhos. Parabens à todos. Estarei sempre disposto a dar minha contribuição e o Grupo de Artes Cênicas tmbém.
Passei apenas para desejar: FELIZ NATAL PARA VOCÊ, FAMILIARES E SEUS LEITORES.

Postagens mais visitadas