Este blog consta de atividades de leitura, escrita, entretenimento, registro da realidade, fatos e opiniões, poesias e textos diversos.
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
A carroça
Ao longe se ouve o estalido
dos ferros na madeira
parece o som do triângulo e da zabumba
fazendo música ao longe da estrada
O carroceiro grita carinhosamente
_ Iééééégua, Ligeira, tou atrasado!
O animal parece entender
remonta seus passos e o som do
chicote no ar compõe um acorde completo
em harmonia com a respiração dos dois
_homem e animal.
No caminho, umcarro de boi
nele a música é mais forte.
Cá, um canto de alegria
lá, um canto de lamento.
Carroça e carroceiro
animal, carroça e música
saída do suor de ambos
até que o dia termine.
Betania Maria de Andrade Ferreira (versos concebidos no dia 24.05.08)
dos ferros na madeira
parece o som do triângulo e da zabumba
fazendo música ao longe da estrada
O carroceiro grita carinhosamente
_ Iééééégua, Ligeira, tou atrasado!
O animal parece entender
remonta seus passos e o som do
chicote no ar compõe um acorde completo
em harmonia com a respiração dos dois
_homem e animal.
No caminho, umcarro de boi
nele a música é mais forte.
Cá, um canto de alegria
lá, um canto de lamento.
Carroça e carroceiro
animal, carroça e música
saída do suor de ambos
até que o dia termine.
Betania Maria de Andrade Ferreira (versos concebidos no dia 24.05.08)
Pesquisa realizada pelos alunos da 6ª Série B do Colégio 28 de Janeiro
- Apresentação:
- A pesquisa foi realizada pelos alunos, Wêmilla, Solange, Tatiane, Rômulo e Tassiane e colocada em prática no Colégio 28 de Janeiro e na Escola Estadual José Inácio de Farias, tendo como objetivo descobrir porque os alunos do ensino médio preferem estudar no turno noturno.
2. Desenvolvimento:
- A pesquisa foi realizada com os alunos do 1º e 4º ano do ensino médio normal do Colégio 28 de Janeiro e com as turmas do EJAEM da Escola Estadual José Inácio de Farias, os dados coletados foram transformados em gráficos e dados percentuais com o auxilio da Professora de Matemática Ana Kátia.
3. Conclusão:
- Conforme os dados analisados 65% dos alunos entrevistados trabalham durante o dia, 16,67% não gostam de estudar durante o dia, 6,66% moram na zona rural.
- Concluiu-se também que a maioria dos alunos entrevistados têm 18 anos, que seus pais não completaram o ensino fundamental e que todos são agricultores e ganham apenas um salário mínimo. Além disso os alunos acham que é mais proveitoso aprender durante a noite, mas na nossa opinião a noite eles chegam mais cansados e os professores dão menos conteúdo.
- Os alunos gostam mais de estudar nos finais de semana e a minoria nas últimas horas que antecedem a prova. E a maioria pretendem ser professor.
4. Anexos:
- Questiónario:
1. Idade:
2. Série:
3. Escolaridade dos Pais
4. Profissão dos pais:
5. Renda familiar:
6. Motivo para optar pelo curso noturno:
7. Turno que considera mais proveitoso para se aprender:
8. Tempo que se dedica para o estudo:
9. Que importância tem a escola para a sua vida:
10. O que você quer ser no futuro.
Assinar:
Postagens (Atom)
-
Falar, escrever, observar, registrar são tarefas importantíssimas nos dias de hoje. Por essa razão, a inserção no mundo digital, a incorpora...
-
Reza a tradição que os casamentos no interior ou na roça, como muitos dizem, as pessoas saiam montadas a cavalo até a igreja onde seria cele...
-
A cada minuto nasce e morre uma pessoa. Passamos toda a nossa vida discutindo, brigando, invejando, reclamando, cobrando, se negando e a...