sábado, 12 de dezembro de 2009

I Exposição de fotos da EMPAFRS

No dia 10/12 do corrente ano, a EMPAFRS, Escola Municipal Prefeito Antonio Fernandes Rodrigues Santos, realizou uma exposição de fotos que tratava do tema "Degradação e preservação do meio ambiente". O professor Walfram Lima Souza foi o idealizador do projeto e contou com a ajuda das professoras Betania Maria, Andréia Gomes e Rosivânia Oliveira para a preparação das palestras e a montagem da exposição. Num primeiro momento os professores trabalharam o tema, mas prepararam os alunos das sétimas e oitavas séreis para levar esse trabalho a outras escolas do município. A primeira parte mostra a degradação natural advinda da longa estiagem e a degradação provocada pela ação humana, nas quais os alunos puderam sentir a sua ação transformando o meio em que vivem.















Na segunda parte eles puderam ver o outro lado, a parte preservada, a vida renascida, contida na mais pequena flor, mostrando poesia em toda espécie registrada ali.
Fazendo um contraponto entre os dois ambientes, os alunos foram levados a refletir sobre a sua realidade e puderam ver através das fotos e maquetes que representavam as realidades vividas pelo sertanejo, que o sertão é muito rico e capaz de sobreviver às adiversidades, que cabe à nós escolher em qual realidade queremos viver.













A riqueza revelada em cada foto exposta nos stands fez com que mesmo os que moram na zona rural ficassem perplexos com tamanha diversidade. Nisso a natureza agradece, pois nasce um fio de esperança de que haja mesmo um futuro em que os animais possam viver como sempre viveram, de que o próprio homem tenha condições de sobreviver sem que não seja em condições animalescas como têm vivido. Muitos se perguntaram se aqueles lugares, aquelas flores existiam no sertão. Para nós, os organizadores do evento, foi a resposta que esperávamos, pois deixa transparecer que a semente atirada achou lugar para germinar.
Essa foi mais uma realização da EMPAFRS que tenta resgatar os valores socias e ambientais. O caminho é o futuro!!

Nenhum comentário:

Colagens naturais!